A maior parte das pessoas que procuram por terapia estão passando por alguma situação conflituosa e/ou algum tipo de sofrimento emocional, e não sabem como lidar com isso. faz parte do trabalho da Psicanálise Cristã ajudá-las a  identificar as situações nas relações interpessoais que representam os “gatilhos” que as fazem responder de forma negativa perante as situações da vida.

 Neste cenário de conflito pessoal e, quase sempre também familiar, entra o trabalho da Psicanálise Cristã. Seu principal objetivo é acessar as vivências traumáticas e fantasias criadas na infância, as quais determinam sintomas físicos e emocionais que geram sofrimento. Neste processo, o indivíduo aprenderá a dar um novo sentido e compreensão às situações conflituosas que ele possa estar enfrentando em sua vida.

Segundo Pedro Onari, a associação da neurociência (corpo), com a psicanálise clássica (alma)  aos ensinamentos de Jesus (espírito) é uma poderosa ferramenta para acolher o sofrimento humano nas três esferas da sua constituição.

Na Psicanálise Cristã, há conciliação entre a teoria psicanalítica, que se baseia no estudo do inconsciente, dos mecanismos de defesa e dos processos psíquicos, com o Evangelho. envolvendo reflexões sobre temas como  a relação com Deus, a importância da compaixão e do perdão, o significado da existência e o papel da espiritualidade na vida psíquica e emocional das pessoas.

A Psicanálise cristã busca, portanto, promover uma compreensão mais profunda da mente humana à luz dos ensinamentos de Jesus.

Os ensinamentos de Jesus e a Psicanálise Cristã

Para a Psicanálise Cristã, qualquer comportamento que fuja do que Jesus faria ou nos ensina é sinal de alerta. E faz parte da jornada da vida rever o modo de vida que aprendemos neste mundo natural, e que “não dão fruto”, ou seja, não têm sentido se comparados ao caráter de amor e mansidão de Jesus.

 Além de muitos conceitos humanos serem inadequados ao modelo de vida ensinado por Jesus, contexto atual em que vivemos, muitos comportamentos que herdamos devem ser deixados para trás quando optamos por seguir a Jesus e imitá-lo em todas as circunstâncias.

“Se o seu olho direito leva você a tropeçar, arranque-o e jogue-o fora. Pois é preferível você perder uma parte do seu corpo do que ter o corpo inteiro lançado no inferno”.

(Mateus 5:29)

Somos privilegiados por ter acesso aos ensinamentos bíblicos. Escolher Jesus e seus ensinamentos, como referência absoluta daquilo que é certo ou errado é uma atitude de sabedoria e um objetivo a ser alcançado. Muitos conflitos relacionais, principalmente no casamento, são eliminados quando nos decidimos a viver no amor ensinado por Jesus.

Uma das passagens bíblicas que revelam a relação dos ensinamentos de Jesus com a Psicanálise é a parábola do Joio e do Trigo, contada em Mateus 13: 24 – 30:

“Esta foi outra parábola que Jesus contou: O reino dos céus é como um agricultor que semeou boas sementes em seu campo. Enquanto os servos dormiam, seu inimigo veio, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando a plantação começou a crescer, o joio também cresceu. Os servos do agricultor vieram e disseram: ‘O campo em que o senhor semeou as boas sementes está cheio de joio. De onde ele veio?’.

Um inimigo fez isso’, respondeu o agricultor. ‘Devemos arrancar o joio?’, perguntaram os servos.

‘Não’, respondeu ele. ‘Se tirarem o joio, pode acontecer de arrancarem também o trigo. Deixem os dois crescerem juntos até a colheita. Então, direi aos ceifeiros que separem o joio, amarrem-no em feixes e queimem-no e, depois, guardem o trigo no celeiro’.”

Mateus 13: 24–30

Na Psicanálise Cristã, aquele que vive atormentado e em conflito emocional é levado à consciência de que muitos dos seus sintomas emocionais decorrem de “joios” plantados na infância. Através de uma sistematização técnica, na psicanálise cristã o indivíduo é levado a transformar esses sentimentos e emoções disfuncionais, que geralmente permaneceram incubados, até que algum evento os fez eclodir, contaminar sua mente, e se manifestar negativamente em seu comportamento na vida adulta.

Em certos casos, é necessário procurar a ajuda necessária para compreender que certos comportamentos são incompatíveis com os ensinamentos de Jesus e devem ser modificados para obtenção de paz e domínio próprio. É função do psicanalista aplicar a técnica e ajudar o seu cliente a “separar o joio do trigo”. E a missão do Instituto Onari está na formação de profissionais capacitados para multiplicar e aplicar a Psicanálise Cristã, ajudando as pessoas a se livrarem daquilo que as impedem de serem verdadeiros discípulos de Jesus.

Quem criou a psicanálise cristã?

Pedro Onari é o fundador da Psicanálise Cristã, tendo elaborado seu estudo e observado os resultados positivos de sua aplicação ao longo de mais de 30 anos, especialmente através do trabalho desenvolvido no Instituto Onari, centro de estudo, ensino e aplicação da psicanálise cristã fundado por Pedro e sua esposa, Midori Onari.

O Instituto Onari

Fundado por Pedro Onari e sua esposa, Midori Onari, o Instituto Onari é a referência em Psicanálise Cristã no Brasil e no mundo. Conta com uma equipe qualificada e comprometida com o bem-estar da sociedade, utilizando a ciência e os ensinamentos de Jesus para compreender e acolher os conflitos emocionais.

No Instituto Onari são oferecidos os cursos de formação profissional em Psicanálise Cristã e pós-graduação em Psicanálise e Espiritualidade.

Deixe um comentário

Receba nossa newsletter em seu e-mail
Conteúdo
Artigos Relacionados