Estrutura Curricular
Informações
A teoria da pós-graduação em psicanálise e espiritualidade é composta por 24 módulos, conforme segue:
Módulo 1 – Primeira teoria do aparelho psíquico
Assim como a parte espiritual, a mente não pode ser vista. Porém, Freud foi capaz de estabelecer a configuração da mente humana em um modelo visível. Ele chamou esse modelo de aparelho psíquico, e foi em cima dele que Freud desenvolveu as duas teorias fundamentais para o estudo da psicanálise.
No módulo 1, você vai conhecer a primeira e a segunda teoria do aparelho psíquico, entendendo qual a origem do sofrimento emocional. Terá uma introdução ao superego, a parcela da nossa mente responsável por estarmos sempre julgando as coisas ao nosso redor, baseando-se em princípios do mundo natural.
Você também vai compreender como os traumas e a memória traumática continuam exercendo uma tensão constante na nossa mente, gerando um sofrimento emocional que exterioriza através de sinais e sintomas corporais.
“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor. “Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior.”
Hebreus 8:10,11
Conteúdo do Módulo 1
Módulo 2 – O inconsciente
As atitudes que não queremos ter, os impulsos, sentimentos que não temos domínio, sonhos que perturbam, atos falhos, ansiedade, angústia e as somatizações no corpo. Estes e outros agentes causadores de sofrimento tem origem no inconsciente: a maior parcela da mente humana e que domina quase todas as ações do nosso cotidiano, sem que tenhamos domínio sobre isso.
No módulo 2, você conhecerá os conteúdos do inconsciente e quais são as melhores técnicas para acessar e desativar essa parcela causadora de sofrimentos emocionais.
“Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.”
Romanos 7:19
Conteúdo do Módulo 2
Módulo 3 – Instinto, pulsão e sua influência na formação da personalidade
Desde o ventre da mãe, o ser humano vai construindo as suas primeiras percepções e começa a se formar no cérebro as memórias emocionais. Junto a isso, cada primeira experiência vivida causa no inconsciente uma marca chamada imprinting, tão poderosa que é capaz de nos impulsionar a buscar pelas mesmas experiências de prazer por toda a vida.
No módulo 3, você vai aprender como esses fatores, somados ao instinto humano, influenciam a nossa personalidade, determinando nossos gostos pessoais, preferências e maneiras de agir para conseguir o que queremos, muitas vezes disfuncionais.
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados.”
Efésios 5:1
Conteúdo do módulo 3
Módulo 4 – Instinto e pulsão de vida
Aprofundando o estudo dos instintos e pulsões, o módulo 4 traz o estudo sobre a libido e a sexualidade humana. A complexidade dessas funções e o seu papel fundamental nas angústias do indivíduo é estudada neste módulo.
Você irá aprender o que acontece quando há um movimento de repressão das pulsões e qual o melhor investimento da energia libidinal para uma vida física, mental e espiritualmente saudável.
“Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”
Gálatas 5:17
Conteúdo do módulo 4
Módulo 5 – Pulsão de morte e fixação da energia libidinal
Você irá aprender sobre pulsão de morte, a energia mental que faz acontecer brigas, sentimentos de raiva, vingança e rejeição entre pessoas que se amam. Por que o ser humano é tão inclinado a realizar o mal e como é possível lidar com algo que faz parte do instinto.
No módulo 5, você também irá estudar sobre catexia neuronal, o fenômeno que explica como toda pessoa possui ídolos internos, e segue fielmente a esses ídolos de forma inconsciente.
“Então aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão purificados. Eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.”
Ezequiel 36:25
Conteúdo do módulo 5
Módulo 6 – História da saúde mental para além das concepções psicanalíticas
Entenda por que ainda existe preconceito com relação às doenças mentais e ao seu tratamento. Como o sofrimento mental foi abordado ao longo da história. A formação intelectual de Freud, os primeiros casos de histeria e o desenvolvimento da psicanálise: o método analítico que trouxe cura à pacientes desenganados. Como funciona a hipnose e a autossugestão, e como estamos sujeitos à essas técnicas diariamente, sem perceber.
“Mais tarde, os discípulos perguntaram a Jesus em particular: “Por que não conseguimos expulsar aquele demônio?”. “Porque a sua fé é muito pequena”, respondeu Jesus. “Eu lhes digo a verdade: se tivessem fé, ainda que do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Mova-se daqui para lá’, e ele se moveria. Nada seria impossível para vocês, mas essa espécie não sai senão com oração e jejum.”
Mateus 17:19-21
Conteúdo do módulo 6
Módulo 7 – Desenvolvimento psicomotor e o conflito psíquico
No módulo 7 você irá estudar as fases do desenvolvimento corporal e mental, e como a intensa necessidade de outra pessoa, desde o nascimento, para as necessidades básicas e vitais, determina a origem da dependência emocional que muitas vezes perdura por toda a vida.
Você também vai entender o papel dos pais e o complexo de édipo, como a mente regride para as fases de desenvolvimento infantil toda vez que se depara com uma angústia sem aparente solução e como é possível se libertar das dependências que são formadas na infância.
“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”
1 Coríntios 13:11
Conteúdo do módulo 7
Módulo 8 – Segunda teoria do aparelho psíquico
Chegou a hora de aprofundar o conhecimento na teoria mais famosa da psicanálise: a segunda teoria do aparelho psíquico e seus componentes: id, ego e superego. Neste módulo, você irá aprender como a cultura, os limites e o instinto influenciam o modo de pensar das pessoas. Você irá desvendar como o ser humano se relaciona com seus próprios pensamentos de uma forma dinâmica, a influência cultural que impede uma relação saudável com Deus e como conseguir separar as coisas boas e lícitas para toda a vida.
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Filipenses 4:8
Conteúdo do módulo 6
Módulo 9 – Dinâmica familiar
Considerado o coração da psicanálise cristã, o módulo 9 desvenda as relações na dinâmica familiar e a relação com o mais importante na vida do indivíduo: a sua família. Você irá aprender como analisar as relações familiares e o papel que cada pessoa ocupa na família. Como abordar a terapia familiar através da psicanálise cristã e reduzir os conflitos familiares. Como entender as relações familiares na fase adulta e a sua influência na saúde emocional das pessoas. Como pais, quais são os comportamentos disfuncionais e o ideal na criação e educação de filhos, educando sem ferir as emoções e o desejo infantil, contribuindo para a formação da consciência.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
Gálatas 5:22,23
Conteúdo do módulo 9
Módulo 10 – Senso comum e realidade pessoal
Sem perceber, as pessoas acabam repetindo padrões na sua forma de pensar que são decorrentes do senso comum. O psicanalista cristão tem como missão ajudar o seu cliente a transformar sua maneira de pensar e interpretar o mundo exterior, e conhecer como funciona o ser humano em seu senso comum e realidade pessoal é de fundamental importância para se libertar de crenças que aprisionam e causam sofrimentos e dissensões.
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2
Conteúdo do módulo 10
Módulo 11 – O processo de formação das emoções e sentimentos
Neste módulo você conhecerá Vygotsky, Piaget, António Damásio, René Descartes, entre outros grandes nomes do estudo da formação das emoções e sentimentos. Você aprenderá a diferenciar uma emoção de um sentimento, a relação entre o córtex cerebral (pensamento racional) e o sistema límbico (centro das emoções), como o prazer físico e mental influenciam na formação das emoções e como as emoções podem se transformar e evoluir e como alcançar a inteligência emocional.
“Mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?”
Romanos 7:23,24
Conteúdo do módulo 11
Módulo 12 – O processo de formação do pensamento racional
No módulo 12, você vai aprender como cada pessoa pensa de forma única e individual, como o pensamento racional é formado dentro do indivíduo, formando uma realidade pessoal. Cada pessoa interpreta o mundo real através das suas representações internas, que estão ligadas à subjetividade humana. Como cada indivíduo acredita na sua própria verdade. Como o pensamento racional é exteriorizado na forma de linguagem, e isso traz conflitos nas relações interpessoais. Através do pensamento racional se desenvolve a fé e a compreensão nos ensinamentos de Jesus.
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”
Mateus 6:22,23
Conteúdo do módulo 12
Módulo 13 – Princípios da neurociência: entendendo as memórias traumáticas
Começamos os estudos em neurociência no módulo 13, no estudo anatômico do cérebro triuno: neocórtex – sistema límbico – cérebro reptiliano. Você vai aprender como o cérebro humano evoluiu além de qualquer outra criatura, onde percebemos que o pensamento racional, apesar de evoluído, não controla facilmente as emoções e os instintos. Como o cérebro interpreta o amor e a raiva e como o neocórtex comanda as funções mais evoluídas da vida humana.
“Então o Senhor Deus disse: — Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal.”
Gênesis 3:22
Conteúdo do módulo 13
Módulo 14 – Fisiologia das emoções
Dando sequência aos estudos de neurociência, o módulo 14 destaca o papel fundamental da amígdala cerebral, a região do cérebro responsável por acionar os mecanismos de defesa emocionais, gerando reações automáticas de luta, fuga e congelamento perante as situações de conflito. Você vai compreender como o cérebro humano interfere na nossa maneira de reagir, fazendo com que tenhamos comportamentos irracionais que não desejamos ter, e qual a solução para este problema de origem natural e intrínseco em todo ser humano.
“— Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente.’
Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda.
Se alguém quer processar você e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.”
Mateus 5:38-40
Conteúdo do módulo 14
Módulo 15 – Mecanismos de defesa do ego
O ser humano possui a capacidade de justificar absolutamente tudo o que faz de certo e de errado. O ego consciente “abraça” e acredita nessas justificativas, entretanto, quando a realidade externa não corresponde aos desejos e crenças do ego, vem o medo, a angústia e as aflições. A partir daí entram os mecanismos de defesa inconscientes do ego, descritos por Anna Freud, estudados no módulo 15.
“Raça de víboras! Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.”
Mateus 12:34
Conteúdo do módulo 15
Módulo 16 – Transtornos de personalidade
No módulo 16 você irá aprender como o temperamento e o caráter se unem em um conceito de personalidade, que se forma a partir da herança genética e da influência cultural. Herdamos características fundamentais que constituem a parcela biológica e física que influenciam na personalidade, e sofremos influência do ambiente onde crescemos e nos desenvolvemos. Assim a personalidade é formada, com traços funcionais e outros disfuncionais. Você também irá compreender como a psicanálise objetiva a transformação da parcela disfuncional da personalidade das pessoas.
“Como você poderá dizer a seu irmão: “Deixe, irmão, que eu tire o cisco que está no seu olho”, se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.”
Lucas 6:42
Conteúdo do módulo 16
Módulo 17 – Estudo da dualidade humana
Queremos estar calmos, mas ficamos nervosos. Queremos fazer o bem às pessoas, mas reclamamos, falamos mal e fazemos o mal a elas. Queremos amar o próximo, mas sentimos ódio. Queremos o sucesso, mas os desafios nos aterrorizam. Pessoas querem ter uma família e amar o cônjuge, mas depois do casamento querem divórcio. E assim, as relações humanas ficam sujeitas à complexidade da dualidade humana. Esse fenômeno, quando não conhecido e compreendido, é inevitável e deteriora todas as relações interpessoais. Neste módulo, vamos aprofundar o estudo a respeito da contradição presente em todas as pessoas sob o ponto de vista psicanalítico, neurocientífico e espiritual.
“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.”
Mateus 5:9
Conteúdo do módulo 17
Módulo 18 – A psicanálise da consciência
Através da análise da ideia incidente que aparece na consciência, o psicanalista encontra a raiz do problema que, por sua vez, se encontra no inconsciente. Quem passa pelo árduo processo da análise psicanalítica e conhece o conteúdo oculto e sombrio do inconsciente, é capaz de ver e mensurar a sua própria frustração, raiva e conhecer a origem dos seus comportamentos disfuncionais e prejudiciais. Entretanto, com a ajuda do psicanalista cristão, ao exercer a sua vontade para mudar o próprio caráter, o indivíduo será capaz de enxergar, mensurar e experimentar a parcela de Deus que existe em si mesmo.
“Porque agora vemos como num espelho, de forma obscura; depois veremos face a face. Agora meu conhecimento é incompleto; depois conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor.”
1 Coríntios 13:12,13
Conteúdo do módulo 18
Módulo 19 – Transferência e contratransferência
As relações humanas são permeadas por uma linguagem simbólica, profundamente enraizada no inconsciente. Você irá perceber o quanto as suas vivências infantis se transformaram em traços de memória traumática que se manifestam tanto na relação terapêutica (entre psicanalista e o cliente) quanto em todas as relações humanas. Essa linguagem simbólica se manifesta através da alteração das nossas emoções e levam a conflitos. Porém, o psicanalista pode aprender a interpretar essa linguagem simbólica, desenvolver a intuição, empatia e simpatia e usar essas ferramentas na análise do seu cliente.
“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’.”
Atos 20:35
Conteúdo do módulo 19
Módulo 20 – Compulsão à repetição
Winnicott definiu um conceito fundamental que explica por que certos padrões de escolhas e atitudes são vistos em família e passados de geração em geração, o que no senso comum acaba sendo mal interpretado como sendo uma maldição, quando é, na verdade um fenômeno puramente mental. Porque as pessoas tendem a cometer os mesmos erros durante a vida, como escolher sempre o mesmo tipo de pessoa tóxica para se relacionar, rejeitam aqueles que sentem amor por eles, não conseguem evoluir profissionalmente, e outros padrões que justificam os ditos populares: “pau que nasce torto morre torto”, ou “eu tenho o dedo podre”. Você irá aprender como acontece a compulsão à repetição de erros na vida das pessoas, e como quebrar esse ciclo através da psicanálise cristã.
“Jesus respondeu: — Quem beber desta água voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”
João 4:13,14
Conteúdo do módulo 20
Módulo 21 – A origem das neuroses e psicoses
Melanie Klein, estudando crianças, descreveu a parte psicótica da personalidade. No módulo 21 você vai compreender a origem das neuroses e psicoses segundo uma das maiores psicanalistas da história. Você vai aprender como as fantasias de destruição, desamparo e a dissociação da mente se desenvolvem antes do primeiro ano de idade. Como, na idade adulta, “ficamos cegos” perante a situações que nos desestabilizam emocionalmente e a nossa mente desagrega por causa da raiva, fazendo com que tenhamos atitudes que normalmente não teríamos se estivéssemos em paz.
“Quando estiverem irados, não pequem alimentando seu próprio rancor. Não deixem que o sol se ponha com vocês ainda irados – resolvam isso logo; porque quando vocês estão irados oferecem um fortíssimo ponto de apoio ao diabo.”
Efésios 4:26-27
Conteúdo do módulo 21
Módulo 22 – Totem e tabu
O estudo da neurose ao longo das civilizações. O que levou as pessoas a desenvolverem, desde os tempos mais primitivos, rituais de magia, feitiçaria, sacrifícios e rituais religiosos para que os próprios desejos se realizem. Como a onipotência é revelada em todo o ser humano, que procurou de recursos sobrenaturais para realizar os próprios desejos. Como a era da ciência foi usada para derrubar o misticismo, porém, também foi usada para realizar as vontades onipotentes do ser humano. A quarta fase pós científica: da religiosidade à prática de ser discípulo de Jesus.
“Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu. Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis.”
Romanos 1:21-23
Conteúdo do módulo 22
Módulo 23 – Sequência emocional
A partir da descoberta e estudo da influência do inconsciente no comportamento humano, Freud e a escola psicanalítica conseguiram sistematizar o modelo dinâmico que explica a influencia os sentimentos e emoções nos comportamentos disfuncionais. Você conseguirá, a partir desse estudo, analisar a origem da raiva e da destruição observada nos atos manifestos que se exteriorizam no comportamento das pessoas. A isto, foi dado o nome de sequência emocional. Isso explica o modelo de compulsão à repetição, que acontece a partir da frustração dos desejos inconscientes.
“Então Pedro, aproximando-se, perguntou a Jesus: — Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Jesus respondeu: — Não digo a você que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
Mateus 18:21,22
Conteúdo do módulo 23
Módulo 24 – Introdução às doenças psiquiátricas
Naturalmente, todo psicanalista encontra em sua rotina diária de atendimento pessoas as quais o seu sofrimento é de origem psiquiátrica, como ansiedade generalizada, autismo, transtorno afetivo bipolar, entre outros. É fundamental que todo psicanalista estude e compreenda as doenças psiquiátricas que estão relacionadas ao sofrimento mental que vai além da origem psíquica. Você aprenderá a importância de identificar e discutir os casos clínicos, sabendo diferenciar as pessoas que necessitam de acompanhamento psiquiátrico, e ajudá-las em paralelo na psicoterapia.
“E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.”
Mateus 4:24